logo

Telefone de Contato (47) 3433-6961

1. O que é tuberculose?

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis), que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.


2. Quais são os sintomas?

Em 90 % dos casos a Tuberculose acomete os pulmões. Sendo assim os sintomas mais comuns são tosse por mais de 3 semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e emagrecimento.


3. Qual é o tratamento?

A Tuberculose é uma doença curável em aproximadamente 100 % dos casos. O tratamento é feito com a combinação de 4 antibióticos, tendo duração de aproximadamente 6 meses. É imprescindível que a medicação seja tomada de forma regular e não seja interrompido o tratamento, pois do contrário a chance de desenvolvimento de resistência aos antibióticos é muito alta, além de diminuir a chance de cura da doença pela metade.


4. Como a doença é transmitida?

Por meio das gotículas que ficam dispersas no ar, através da tosse de uma pessoa com Tuberculose Pulmonar. O contato direto com o doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e com ausência de luz solar, aumenta a chance de sermos infectados. São as gotículas menores, suspensas no ar que contém o bacilo e que atingem o pulmão de uma pessoa saudável. Já as gotículas maiores, que se depositam no chão ou sobre objetos, como copos e talheres, não transmite a doença.


5. Quem pode contrair a doença?

Qualquer pessoal pode desenvolver a doença. Porém pessoas que sejam contatos de casos de tuberculose, pessoas que tenham alguma doença que baixe a imunidade ou indivíduos que já tiveram tuberculose no passado, tem maior risco em desenvolver a doença.


6. Quais são as medidas preventivas? Por que a prevenção é importante? Como as pessoas podem se prevenir?

Devemos manter sempre os ambientes bem ventilados e bem iluminados, pois o bacilo da tuberculose é extremamente sensível a luz ultravioleta. Contudo sabemos que a melhor forma de controlar a disseminação da doença é diagnosticar precocemente e tratar corretamente todos os casos de TB pulmonar. Por isso, todos os esforços devem ser feitos no sentido de se encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão.


7. Existe vacina para a Tuberculose?

Ainda não existe uma vacina que previna a doença. A vacina BCG é indicada para todas as crianças de 0 a 4 anos, como forma de prevenção contra as formas mais graves da doença, que são a forma miliar e meníngea. Porém a BCG não evita o desenvolvimento da doença.